Filme "Um Dia de Fúria" (1993), Joel Schumacher.

Dica de Filme: Um Dia de Fúria (1993, Joel Schumacher) com Michael Douglas

A dica de filme para você remete a um clássico moderno dos anos 90, o filme “Um Dia de Fúria” (‘Falling Down’, 1993) nos apresenta o personagem William Foster (Michael Douglas) em um dia de total descontrole emocional perpetuado ao longo de uma escalada destinada a um final premeditado.


Que atira a primeira pedra quem nunca acordou com o pé esquerdo e logo em seguida bateu o dedo mindinho do pé na quina da cama descarregando um palavrão tamanho a dor latejante, este é um sinal doído de que o dia lá fora tem tudo para ser uma tortura a céu aberto. Imagine a conclusão disso tudo, somado à demissão do emprego, ao abuso da boa vontade e a privação pela ex-esposa de ver a filha no dia de seu aniversário.

Toda essa situação entre outras tantas que serão vividas pelo protagonista William Foster são os ingredientes para uma receita indigesta, capaz de causar um refluxo ácido de escala colérica incontrolável que respinga por toda cidade até seu destino fétido, assim segue a metáfora para o enredo do filme “Um Dia de Fúria”, direção de Joel Schumacher.

O roteiro de Ebbe Roe Smith descreve o trajeto de William Foster até a casa de sua ex-mulher para visitar a sua filha. Foster encontra-se parado atrás do volante do seu carro, em um cenário de congestionamento, num dia de calor sufocante com o fardo do desemprego pesando em seu lombo. Irritado pela situação em que se encontra,  ele resolve – em meio ao caos de buzinas, barulhos de motores e dos burburinhos das pessoas à sua volta – abandonar o seu carro no congestionamento, debaixo de protestos dos outros motoristas, para seguir o seu destino a pé. No seu caminho ele se vê em situações de confronto que o levará a cometer certos crimes e isso vai escalando até o ponto de ter um colapso mental que nos revelará a personalidade que levou a sua ex-mulher, Beth (Barbara Hershey), a pedir o divórcio.

William Foster (Michael Douglas) reclamando do hambúrguer.
Logo após William Foster (Michael Douglas) receber o hambúrguer do gerente, ele reclama do aspecto do seu burguer em comparação à imagem do produto no menu board. Uma das críticas do filme, nesta cena o capitalismo parece ser a vítima.

Em paralelo ao drama colérico de Foster, há a presença do personagem Martin Prendergast (Robert Duvall), um sargento da LAPD (Los Angeles Police Department) que está em seu último dia de trabalho antes de se aposentar. Após ouvir alguns depoimentos das vítimas da violência investida pelo homem e da ajuda obtida através da colega de profissão Sandra (Rachel Ticotin), o sargento Prendergast encontra Foster – mesmo enfrentando seus dramas da vida pessoal e os pensamentos quanto ao rumo a tomar após a aposentadoria – através dos rastros deixados pelas ruas da cidade de Los Angeles e assim identifica um padrão para incriminar o personagem de Douglas.

O plano sequência inicial é o cartão de visitas do diretor Joel Schumacher para os espectadores, além de se tornar uma tomada clássica do cinema, já referenciada na cultura pop. Em meio a atmosfera claustrofóbica do cenário, a câmera inicia o filme em um zoom que sai por entre os dentes cerrados do estático e impaciente William Foster; em seguida o foco se distancia para mostrar sua expressão marcada no rosto coberto pelo suor provocado pelo sol escaldante do dia; mesmo sob a sombra do túnel em que está; na sequência a câmera flutua carro afora para mostrar toda a agitação nos carros ao redor de Foster e, enfim, a câmera retorna ao carro pelo vidro traseiro enquanto o protagonista espanta com um tapa uma mosca que pousa na sua nuca.

Por incrível que pareça a reação furiosa de William Foster durante o filme “Um Dia de Fúria” (‘Falling Down’, 1993) parace ser de certo modo um retrado da vida real, uma vez que diariamente  é divulgada notícias de brigas e mortes provocadas por motivo fútil. Nada justifica tirar a vida ou qualquer outra ação de violência contra alguém ou contra a coisa pública ou particular. Muitas vezes a pessoa que comete esse crime, um ato impensável, está sob alguma frustração e ao mínimo contato de estresse já é o suficiente para acionar o gatilho que a deixa “cega” diante da ação dos seus ator, situação que pode ser resolvida com um simples pedido de desculpa ou ter a paciência de simplesmente ignorar e dar as costas ao erro alheio.

Acomode-se em seu sofá retrátil e assista Michael Douglas em uma ótima interpretação neste filme de Joel Schumacher, um clássico da década de 90 em que os gêneros drama, ação e policial se misturam ao trágico e, porque não, ao humor negro.

Inté e até a próxima dica de filme, se Deus quiser!

Trailer

Pôster

Poster do filme "Um Dia de Fúria" (1993)

Curiosidades sobre Um Dia de Fúria

  • Michael Douglas considera esta sua atuação favorita de todos os filmes em que participou;
  • Todos os estúdios de Hollywood recusaram o roteiro de Ebbe Roe Smith. O produtor Arnold Kopelson estava chegando ao ponto de considerar a televisão a cabo, quando Michael Douglas se deparou com o roteiro e o declarou um dos melhores que já havia lido;
  • Na época de seu lançamento, o pai de Michael Douglas, Kirk Douglas, considerou este o melhor desempenho de seu filho;
  • O detetive Brian (Steve Park) diz que não pode traduzir para o Sr. Lee (Michael Paul Chan) porque ele é japonês e o Sr. Lee é coreano. Na vida real, Park é sul-coreano e Chan é chinês;
  • O homem que grita que “não é economicamente viável” na frente do banco está vestindo as mesmas roupas de Foster. Até o padrão da gravata é o mesmo;
  • A música “Man on the Edge” do Iron Maiden é baseada neste filme;
  • A sequência de abertura do filme, em que Foster fica preso no trânsito, é uma homenagem direta à famosa abertura de Federico Fellini para “8½” (1963);
  • Durante a cena do Whammy Burger, Dedee Pfeiffer, como Sheila, teve dificuldade em permanecer no personagem depois que Bill Foster sacou uma arma de fogo, já que suas falas depois a faziam rir e rir. Se alguém olhar atentamente para o rosto dela enquanto ela entrega o hambúrguer a Rick antes que a câmera gire para Bill conversando com os clientes assustados, você pode ver que ela está sorrindo;
  • O videoclipe do Foo Fighters para sua música “Walk” é inspirado e imita o filme;
  • O filme estava sendo rodado em locações em Lynwood, Califórnia, quando os tumultos de 1992 em Los Angeles começaram. Em 30 de abril, os tumultos foram suficientemente perturbadores para forçar a interrupção das filmagens naquele dia. As equipes de filmagem produziram mais imagens dentro do Warner Brothers Studio em Burbank enquanto os tumultos continuavam. Em 4 de maio, quando a equipe pretendia retomar as filmagens em Pasadena, os pedidos iniciais para fazê-lo foram negados, causando atrasos. A tensão em torno dos tumultos foi algo que os cineastas consideraram ter efeito no filme final;
  • Joel Schumacher imaginou seu amigo Michael Douglas no papel principal. No entanto, Douglas planejou dar uma pausa na atuação, pois havia acabado de fazer dois filmes consecutivos e desejava passar algum tempo com sua família. Douglas concordou em ler o roteiro após a insistência de Schumacher e declarou-o um dos melhores que já havia lido, assumindo o papel imediatamente. A presença de um ator tão popular como protagonista permitiu ao filme obter um orçamento muito maior. Douglas, acreditando que o filme era importante, concordou em receber um salário bem menor, para que o filme também pudesse ter mais dinheiro para ser feito;
  • A cena do Whammy Burger foi filmada em um restaurante chamado Angelo’s Burgers, localizado em Lynwood, Califórnia. Estava decorado para se parecer com o restaurante fictício;
  • No filme, Bill Foster (Michael Douglas) é referido como tendo quase 30 anos, mas Michael Douglas tinha 48 anos na época em que o filme foi rodado em 1992;
  • Na cena em que o carro bate, há um mural com uma representação hispânica de Jesus na parede. Esse mesmo mural também está presente em “As Cores da Violência” (1988), também estrelado por Robert Duvall como policial do LAPD, na cena em que o policial interpretado por Sean Penn pinta o rosto de uma criança com spray;
  • A cena de abertura do filme, em que Michael Douglas fica preso em um engarrafamento na rodovia, demorou um dia para ser filmada;
  • Em uma cena, Foster (Michael Douglas) diz que os campos de golfe são uma perda de espaço e que o golfe é para velhos que não têm nada melhor para fazer. Ironicamente, Douglas é um ávido jogador de golfe na vida real;
  • Para promover o lançamento de “Baby Got Back”, o estúdio de Sir-Mix-A-Lot enviou uma bunda inflável gigante (20’x15′) por todo o país em abril de 92. No mesmo mês, o filme começou a ser filmado em Los Angeles. A bunda inflável faz uma participação especial durante a cena da cabine telefônica;
  • As duas sacolas que Bill Foster carrega funcionam como metáforas. A pasta representa o seu lado responsável, enquanto a mochila cheia de armas representa a sua vez de desorganização e violência. Ele teve a oportunidade de entregar uma das sacolas ao vagabundo e acabou desistindo de sua antiga vida ao desistir da pasta;
  • Jack Nicholson, Ed Harris, Robert De Niro, Alec Baldwin, Jeff Bridges, Nick Nolte, Mel Gibson, Michael Keaton, Robin Williams, Harrison Ford, Dustin Hoffman e Al Pacino foram considerados para o papel de D-Fens (William Foster);
  • Gene Hackman, Walter Matthau, Sidney Poitier, Paul Newman, Jason Robards e Jack Lemmon foram considerados para o papel de Martin Prendergast;
  • Quando Foster usa seu jornal para cobrir o buraco no sapato, o público pode ver claramente que ele circulou vários anúncios de emprego, prenunciando a revelação posterior de que ele perdeu o emprego;
  • Foi ideia do diretor Joel Schumacher para o corte militar que Michael Douglas tem neste filme. Combinado com os óculos que Douglas usava, ele estava quase irreconhecível;
  • A Coalizão Coreano-Americana protestou contra o filme pelo tratamento dispensado às minorias, bem como ao dono da mercearia sul-coreana. Por causa disso e das ameaças de boicote que se seguiram, este filme foi proibido na Coreia do Sul;
  • O filme foi criticado como racista por retratar as minorias. Também foi condenado como propaganda anti-branca pelos conservadores;
  • A criança da bicicleta pôde conhecer os passos básicos para operar a M72 LAW (arma leve antitanque) assistindo “Um Tira da Pesada II” (1987);
  • Em uma entrevista menos de uma semana antes do lançamento de “Falling Down”, o roteirista Ebbe Roe Smith deu sua interpretação sobre o assunto do filme. “Para mim, embora o filme trate de questões urbanas complicadas, trata-se apenas de uma coisa básica: o personagem principal representa a antiga estrutura de poder dos EUA que agora se tornou arcaica e irremediavelmente perdida. Para ambos, é tempo de ajustar ou morrer …”;
  • Brent Hinkley estava genuinamente assustado com Michael Douglas durante as filmagens das cenas do Whammy Burger juntos, devido à natureza desequilibrada do personagem de Douglas;
  • O homem “não economicamente viável” fora do banco não só está vestindo uma roupa idêntica à do personagem Michael Douglas, mas também grita que foi cliente daquele banco em particular por 7 anos. O personagem Michael Douglas revela (na cena do Whammy Burger) que trabalhou para seu chefe (provavelmente aquele que o demitiu) por 7 anos;
  • Em um episódio dos Simpsons intitulado “Homer’s Enemy” (1997), os animadores disseram que projetaram o personagem de Frank Grimes para se parecer com o personagem de Michael Douglas neste filme. A ideia é que ambos os homens estavam fartos e impacientes com a sociedade;
  • Dennis Hopper foi considerado para a direção;
  • O taco de beisebol e a metralhadora são as únicas armas que Bill Foster usa mais de uma vez;
  • A cena em que William “D-Fens” Foster compra um globo de neve foi filmada ao lado do Cobra Kai em “Karatê Kid: A Hora da Verdade” (1984);
  • O óculos direito quebrado de Foster em seus óculos é uma referência a “Sob o Domínio do Medo” (1971);
  • Embora as lendas do cinema Michael Douglas e Robert Duvall sejam os protagonistas, eles não aparecem juntos até perto do final do filme;
  • Michael Douglas credita seu desempenho a um encontro casual com uma estranha chamada ‘Louanne’ em uma padaria local;
  • A stripper de Prendergast (Robert Duvall) se chama “Suzie”. Quando ela começa a dançar, alguém diz “Susie Q”, uma referência à música do Creedence Clearwater Revival usada em “Apocalypse Now” (1979), que também contou com Duvall, assim como Frederic Forrest (Nick);
  • Robert Duvall, Frederic Forrest e James Keane apareceram anteriormente em “Apocalypse Now” (1979);
  • Graeme Revell escreveu uma partitura rejeitada;
  • A cena em que William Foster mantém o restaurante de fast food sob a mira de uma arma porque eles não estão mais servindo café da manhã foi posteriormente parodiada no filme “O Paizão” (1999), em que o personagem de Adam Sandler e o garoto que ele é o guardião tentam pegar café da manhã no McDonald’s, mas descobrem, depois de percorrer um longo caminho, que pararam de servir café da manhã às 10h30. O personagem de Sandler agride verbalmente o caixa e causa uma cena, mas não ao extremo que Foster faz. Na realidade, a maioria dos restaurantes de fast food pararam de servir café da manhã no final da manhã, mas após o lançamento de ambos os filmes, alguns, incluindo o McDonald’s, começaram a servir café da manhã o dia todo;
  • No início do filme, a maneira de Foster tentar lidar com a mosca em seu carro mostra sutilmente seus problemas de raiva;
  • O elenco do filme inclui dois vencedores do Oscar: Michael Douglas e Robert Duvall; e três indicados ao Oscar: Tuesday Weld, Frederic Forrest e Barbara Hershey;
  • Michael Douglas, que interpreta William Foster, apareceu com um personagem chamado Bill Foster em “Homem-Formiga e a Vespa” (2018);
  • A banda punk de Cleveland, Heart Attack Man, baseou sua música “Out for Blood” no filme “Um Dia de Fúria”;
  • Michael Douglas fica preso em um engarrafamento na rodovia, no início do filme. Mais tarde, Vondie Curtis-Hall, que protesta ruidosamente sobre ser “não economicamente viável”, participou de um filme chamado “Gridlock’d – Na Contra Mão” (1997);
  • Robert Duvall e Frederic Forrest apareceram anteriormente em “A Conversação” (1974), “Apocalypse Now” (1979), “O Menino de Pedra” (1984) e “Os Pistoleiros do Oeste” (1989);
  • Steve Park e Raymond J. Barry apareceram em episódios de “Lei & Ordem: Crimes Premeditado”, enquanto o último e Rachel Ticotin tiveram pequenos papéis na série de TV “LOST”;
  • No final do filme, Michael Douglas (D-Fens) e Tuesday Weld (Sra. Prendergast) estão sangrando em duas cenas distintas. Douglas porque cortou a mão em arame farpado, após arrombamento na casa do cirurgião plástico e Weld após o gato arranhá-la com força, fazendo-a sangrar;
  • Bill Foster começa o filme vestido com uma camisa branca simples e gravata e calça preta. No clímax do filme, ele está todo vestido de preto, o que serve de metáfora para seu estado mental em declínio. Sua mudança de roupa formal para militar era um sinal de que ele estava vestido para o fato de estar em guerra.

Ficha técnica

Diretor: Joel Schumacher.
Roteiro: Ebbe Roe Smith.
Produtores: William S. Beasley, Stephen Joel Brown, Nana Greenwald, Timothy Harris, Dan Kolsrud, Arnold Kopelson, Arnon Milchan, Ebbe Roe Smith, John Tomko e Herschel Weingrod.
Diretor de fotografia: Andrzej Bartkowiak.
Editor: Paul Hirsch.
Design de produção: Barbara Ling.
Figurino: Marlene Stewart.
Cabelo e maquiagem: Stephen Abrums, Lynda Gurasich e Tom Lucas.
Música: James Newton Howard.
Elenco: Michael Douglas, Robert Duvall, Barbara Hershey, Rachel Ticotin, Tuesday Weld, Frederic Forrest, Lois Smith, Joey Singer, Ebbe Roe Smith, Michael Paul Chan, Raymond J. Barry, D.W. Moffett, Steve Park, Kimberly Scott, James Keane, Macon McCalman, Richard Montoya, Bruce Beatty, Matthew Saks, Agustin Rodriguez, Eddie Frias, Pat Romano, Julian Scott Urena, Karina Arroyave, Irene Olga López, Benjamin Mouton, Dean Hallo, James Morrison, John Fleck, Brent Hinkley, Dedee Pfeiffer, Carole Androsky, Margaret Medina, Vondie Curtis-Hall, Mark Frank, Peter Radon, Spencer Rochfort, Carole White, Russell Curry, John Fink, Jack Kehoe, Valentino D. Harrison, Jack Betts, Al Mancini, John Diehl, Amy Morton, Abbey Barthel, Susie Singer Carter, Wayne Duvall, Valisha Jean Malin, Jeff Behar, Jeffrey Byron, Jorga Caye, Titiksava Karunika Das, Vaiyasaki Das, Caitanya Dasi, Pavani Devi Dasi, Marjorie J. Frazier, Sunit Gupta, Thomas M. Harrigan, Tobias Jelinek, Jason Kramer, Deron McBee, Harvey ‘Mrigendra’ Mechanic, Jim Rhine, Richard Wakasa e Ilona Wilson.

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