Lista de filmes sobre o Natal | 12 filmes para assistir no Natal com a família

O Natal é um tempo de alegria e de celebrar em comunhão. Momento também de oração e reflexão na vida de um cristão. Dia de estar na companhia da família. Agradecer a dádiva de estar vivo e saber que você e eu somos abençoados pela divina presença de Jesus Cristo.

Celebrai-vos à vinda do Menino Jesus! Ele que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, que nasceu da Virgem Maria e que teve a proteção do pai de coração, São José, o guardião do Verbo Encarnado, que obediente a Deus, veio com humildade imensa cumprir as profecias messiânicas ao fornecer a Jesus sua linhagem davídica legal.

Após rezar em família e reunir com os parentes em torno da mesa para celebrar com a ceia de Natal, o descanso pode estar combinado com uma sessão de filmes que tenha em seu enredo histórias inspiradoras de fé e capazes de elevar o coração aos céus.

Separei para você, abençoado leitor, uma lista de filmes cristãos que contemplam a temática natalina, são produções que podem ser vistas por toda família. Estão presentes nesta lista de filmes de Natal uma seleção que se estende de curta-metragem a longa-metragem, filmes clássicos e contemporâneos e até animações.

Aproveite esta lista de filmes do Leia & Assista e garanta o entretenimento perfeito para se emocionar na companhia dos familiares em pleno Natal.

 

#12 – A Estrela de Belém (The Star, 2017)

Neste filme de animação, as crianças vão acompanhar a história do Natal pela perspectiva dos animais que acompanham os pais do Menino Jesus: Maria e José. Trata-se de uma divertida aventura repleta de ternura e ao mesmo tempo surpreendente em sua profundidade. Além de entreter e ensinar o público infantil sobre o Natal, garanto que a história animada também vai agradar aos adultos. A alegria se junta à criatividade e entrega ao espectador uma história com profundidade espiritual.

 

Diretor: Timothy Reckart.
Roteiro: Carlos Kotkin e Simon Moore.
Elenco: Steven Yeun, Gina Rodriguez, Zachary Levi, Keegan-Michael Key, Kelly Clarkson, Patricia Heaton, Kristin Chenoweth, Tracy Morgan, Tyler Perry e Oprah Winfrey.
Duração: 1 h 26 min.

Onde assistir: Netflix.

 

Trailer

 

Pôster

Pôster do filme de animação "A Estrela de Belém" (2017).

 

#11 – “O Milagre de Natal de Jonathan Toomey” (The Christmas Miracle of Jonathan Toomey, 2007)

Thomas McDowell (Luke Ward-Wilkinson) é um menino que acabara de perder um presépio de madeira do pai falecido, sua mãe o leva até Jonathan Toomey (Tom Berenger), um entalhador (carpinteiro) famoso em sua aldeia por ser habilidoso na profissão e também pela personalidade que oscila do rabugento ao melancólico. Jonathan fica incumbido de criar a representação artística do nascimento de Jesus Cristo, porém Thomas faz algumas exigências que tornam as coisas complexas, o que acaba forçando o trabalho em conjunto para assim confeccionarem o novo presépio.

O diretor Bill Clark adaptou sua produção cinematográfica do livro homônimo lançado em 1995 e que foi escrito por Susan Wojciechowski com ilustração realizada por PJ Lynch.

Essa parceria através do trabalho artístico, será a conexão necessária para curar as dores profundas do desolado Jonathan, ao mesmo tempo que se descobre a alegria do Natal.

 

Diretor: Bill Clark.
Roteiro: Bill Clark e Susan Wojciechowski (livro).
Elenco: Tom Berenger, Joely Richardson, Lia Williams, Jenny O’Hara e Ronald Pickup.
Duração: 1 h 31 min.

Onde assistir: Prime Video.

 

Trailer

 

Pôster

Pôster do filme "O Milagre de Natal de Jonathan Toomey" (2007).

 

#10 – “Maria, mãe de Jesus” ou “Maria – Uma Missão de Amor” (Maria di Nazaret, 2012)

Não podia deixar de listar aqui uma obra cinematográfica que retrata eventos da vida de Maria de Nazaré, Mãe de Jesus (Alissa Jung). A trama também retrata Maria Madalena (Paz Vega), seguidora devota de Jesus Cristo (Andreas Pietschmann) e a primeira pessoa a ver Jesus ressuscitado. O enredo traça um paralelo entre a vida de Maria e a de Maria Madalena, onde a primeira parte se debruça sobre o Natal.

É difícil assistir “Maria, mãe de Jesus” e não sentir aumentar a devoção mariana. O filme do diretor italiano Giacomo Campiotti mostra ao espectador a história de uma mulher cheia de graça, deitada em doçura e sustentada como uma fortaleza, só podia ser nossa mãezinha, Virgem Maria.

 

Diretor: Giacomo Campiotti.
Roteiro: Francesco Arlanch.
Elenco: Alissa Jung, Paz Vega, Luca Marinelli, Andreas Pietschmann, Antonia Liskova, Thomas Trabacchi, Roberto Citran e Andrea Giordana.
Duração: 1 h 40 min.

Onde assistir: DVD.

 

Trailer

 

Pôster

Pôster do filme “Maria, mãe de Jesus” ou “Maria – Uma Missão de Amor” (2012).

 

#9 – Jesus: A História do Nascimento (The Nativity Story, 2006)

Neste drama épico dirigido pela diretora Catherine Hardwicke, o espectador vai acompanhar uma narrativa reverente e sensível quanto à história do nascimento de Jesus. O longa retrata a jornada de Maria, uma jovem escolhida por Deus para gerar o Salvador; ao lado da virgem, encontra-se seu companheiro, José, um homem justo que aceita munido de fé e coragem a missão de protegê-la. Assim que recebem a notícia divina, ambos enfrentam desconfiança, dificuldades e uma longa viagem de Nazaré a Belém,  motivada pelo decreto do recenseamento romano.

Em um ambiente de pobreza, dominado pela opressão do Império Romano e sofrendo perseguição ordenada pelo rei Herodes (Ciarán Hinds), Maria (Keisha Castle-Hughes) dá à luz a Jesus estando em um estábulo. Em paralelo, a história segue os Três Reis Magos (Belquior (Nadim Sawalha), Gaspar (Stefan Kalipha) e Baltasar (Eriq Ebouaney)) – sendo guiados por uma estrela – e os pastores, que recebem o anúncio do nascimento do Messias. Temas como fé, esperança, humildade e obediência a Deus fazem parte do íntimo dessa história que desperta uma emoção imensa e oferece uma representação humana e referente do primeiro Natal.

 

Diretor: Catherine Hardwicke.
Roteiro: Mike Rich.
Elenco: Keisha Castle-Hughes, Shohreh Aghdashloo, Oscar Isaac, Stanley Townsend, Ciarán Hinds, Hiam Abbass e Shaun Toub.
Duração: 1 h 41 min.

Onde assistir: Apple TV+  e Prime Video (para alugar ou comprar).

 

Trailer

 

Pôster

Pôster do filme "Jesus - A História do Nascimento" (2006).

 

#8 – O Natal de Angela (Angela’s Christmas, 2017)

A história por trás deste curta-metragem de Natal é ambientada na cidade Limerick, localizada na Irlanda, na década de 1910. A trama de “O Natal de Angela” vai divertir e comover a todos por meio da protagonista cujo nome aparece no título. Ela é uma inocente criança que tem um desejo de garantir que todos – inclusive o próprio Menino Jesus – estejam aquecidos e seguros na véspera de Natal. A produção demonstra também o valor e poder da família. Este é mais um enredo baseado em uma história infantil de mesmo nome, de autoria do escritor irlandês vencedor do Prêmio Pulitzes, Frank McCourt.

A delicadeza presente nas entrelinhas deste curta de 2017, garante a você assistir a belíssima captura envolvendo a inocência e a pureza da infância sendo abraçada pelo sentimento de ternura, inerente à essência do espírito natalino.

 

Diretor: Damien O’Connor.
Roteiro: Will Collins e Damien O’Connor; Frank McCourt (livro).
Elenco: Malachy McCourt, Ruth Negga e Lucy O’Connell.
Duração: 30 min.

Onde assistir: Netflix e Apple TV+.

 

Trailer

 

Pôster

Pôster do curta-metragem de animação "O Natal de Angela" (2017).

 

#7 – Os Sinos de Santa Maria (The Bells of St. Mary’s, 1945)

Bing Crosby e Ingrid Bergman estrelam a comovente história marcada pela fé, alegria e os desafios da vida paroquial. Na trama, Crosby faz o papel do padre Chuck O’Malley e Bergman interpreta a líder das freiras, irmã Mary Benedict. Juntos, eles dão início a uma rivalidade cordial devido às discussões para encontrar a melhor forma de educar as crianças da escola de freiras Santa Maria. Em meio aos embates, os dois precisam unir forças para convencer um milionário construtor a doar o terreno para a construção de um novo prédio para sediar a escola, uma vez que o prédio antigo encontra-se com a estrutura precária.

A generosidade e a confiança em Deus são as principais mensagens que “Os Sinos de Santa Maria” oferecem aos espectadores, atitudes estreitamente relacionadas com o espírito do Natal. Um drama demonstrado em um tom até engraçado, contudo edificante. Demonstrando dessa maneira, valores católicos que jamais deixaram de existir, mesmo que seja uma produção lançada no final da primeira metade do século passado.

 

Diretor: Leo McCarey.
Roteiro: Dudley Nichols e Leo McCarey (história).
Elenco: Bing Crosby, Ingrid Bergman, Henry Travers, William Gargan, Ruth Donnelly, Joan Carroll, Martha Sleeper, Rhys Williams, Richard Tyler e Una O’Connor.
Duração: 2 h 6 min.

Onde assistir: Prime Video.

 

Trailer

 

Pôster

Pôster do filme "Os Sinos de Santa Maria" (1945).

 

#6 – Uma Vida Oculta (A Hidden Life, 2019)

Resolvi colocar nesta lista de filmes mais uma drama épico não relacionado diretamente com o Natal, porém é intrínseco à obra de Terrence Malick alguns valores relacionados aos cristãos, uma vez que tem como personagem central o Beato Franz Jägerstätter (August Diehl), um agricultor austríaco que nega veementemente a sua lealdade a Adolf Hitler. No fim, o objetor de consciência austríaco foi declarado mártir e beatificado pela Igreja Católica.

Nas entranhas desta produção lançada em 2019, assiste-se sobre consciência, família e a fé posta sob pressão. Um filme contemplativo envolto em um silencioso drama. A produção contempla imagens belíssimas, ao mesmo tempo que a história ajuda a refletir que pequenos atos de fidelidade pavimentam o caminho à santidade.

 

Diretor: Terrence Malick.
Roteiro: Terrence Malick.
Elenco: August Diehl, Valerie Pachner, Michael Nyqvist, Jürgen Prochnow, Matthias Schoenaerts, Bruno Ganz, Martin Wuttke, Alexander Fehling, Maria Simon, Franz Rogowski, Tobias Moretti, Ulrich Matthes, Max Mauff, Johan Leysen, Sophie Rois e Karl Markovics.
Duração: 2 h 54 min.

Onde assistir: Prime Video e MUBI.

 

Trailer

 

Pôster

Pôster do filme "Uma Vida Oculta" (2019).

 

#5 – O Pequenino (The Small One, 1978)

Encontra-se nesta lista de filme, um curta-metragem de animação produzido pela Walt Disney Productions. “O Pequenino” tem o seu enredo baseado em uma história infantil homônima escrita pelo autor Charles Tazewell. O leitor vai assistir à trama emocionante de de um menino que é ordenado por seu pai a colocar à venda o seu amado burrinho que já se encontra velho. Assim que ele leva o animal ao mercado de Nazaré, nenhum comprador se interessa pelo pobre burrinho, até que, prestes a desistir, conhece um homem de grande coração chamado José. Pois daqui em diante, eu imagino que você já deve ter uma ideia do quão útil este burrinho será para Maria e para o Filho que carrega em seu ventre. Uma história animada repleta de ternura e significado cristão.

 

Diretor: Don Bluth, Jack Cutting (clipes de desenhos animados anteriores, não creditado) e Wolfgang Reitherman (clipes de desenhos animados anteriores, não creditado).
Roteiro: Vance Gerry, Peter Young e Charles Tazewell (livro).
Elenco: Sean Marshall, William Woodson, Olan Soule, Hal Smith, Joe Higgins e Gordon Jump.
Duração: 26 min.

Onde assistir: YouTube.

 

Trailer

 

Pôster

Pôster do curta-metragem de animação "O Pequenino" (1978).

 

#4 – “Feliz Natal” (Joyeux Noël, 2005)

O que seria capaz de fazer soldados inimigos deixarem a proteção de suas trincheiras para uma confraternização entre eles? Isso se deu em pleno campo de batalha, durante a Primeira Guerra Mundial. Pois esse fato é verídico e desde então conhecido como “Trégua de Natal”.

O acontecimento inusitado de armistício informal entre soldados de lados opostos, ocorreu ao longo da Frente Ocidental, em torno dos dias 24 e 25 de dezembro de 1914, véspera e dia do Natal. Em um local denominado como “terra de ninguém”, os soldados se encontravam para trocar alimentos, presentes e entoar cantos natalinos. Durante a trégua, os soldados foram amigáveis o suficiente para a realização de partidas de futebol entre as tropas inimigas. Não foi somente o Natal, a Missa também era celebrada.

É com base na histórica “Trégua de Natal” que o diretor e roteirista francês Christian Carion desenvolveu o seu drama de guerra. A história é mostrada sob o ponto de vista dos soldados envolvidos no conflito. O que se assiste só reforça ainda mais o poder unificador da Eucaristia e da fé, que juntas são capazes de superar até mesmo o ódio da guerra, convertendo a guerra entre os homens em paz, mesmo que por alguns dias. (Como a produção contém cenas de guerra, a indicação limita-se aos filhos adolescentes/adultos.)

 

Diretor: Christian Carion.
Roteiro: Christian Carion.
Elenco: Diane Kruger, Benno Fürmann, Guillaume Canet, Gary Lewis, Dany Boon e Daniel Brühl.
Duração: 1 h 56 min.

Onde assistir: Apple TV+ e Prime Video (para comprar).

 

Trailer

 

Pôster

Pôster do filme "Feliz Natal" (2005).

 

#3 – “Natal com The Chosen: Os Mensageiros” (Christmas with the Chosen: The Messengers, 2021)

O episódio especial de Natal da série de drama histórico cristão, “The Chosen”, narra a história do nascimento de Jesus sob a perspectiva de Maria e José. O espectador vai se impressionar com a qualidade da produção, as cenas e os monólogos vão entregar uma emocionante história, pois há um mundo antes Dele e um novo após Seu nascimento.

Acompanhar o jovem casal à caminho de Belém, ao mesmo tempo que se preparam para o nascimento de Jesus, é uma jornada inspiradora. A Sagrada Família é o maior exemplo a ser seguido pela sua família. A imagem de Jesus, Maria e José como família também remete à vida em comunidade, por meio dela podemos crescer ainda mais na fé, na espiritualidade e no amor ao próximo.

Além de ser uma representação tocante, este especial da aclamada série cristã também oferece uma trilha sonora com músicas de adoração. Prepare-se você também, esteja com o lenço nas mãos, abra o seu coração para a chegada da luz que guia e ilumina o mundo.

 

Diretor: Dallas Jenkins.
Roteiro: Ryan Swanson, Dallas Jenkins e Tyler Thompson.
Elenco: Sara Anne, Alican Barlas, Vanessa Benavente, Elizabeth Tabish, Demetrios Troy e Alex Veadov.
Duração: 2 h 3 min.

Onde assistir: Angel Studios. 

 

Trailer

 

Pôster

Pôster do filme "Natal com The Chosen: Os Mensageiros" (2021).

 

#2 – A Noviça Rebelde (The Sound of Music, 1965)

Embora “A Noviça Rebelde” não seja diretamente sobre o Natal, trata-se de um clássico musical frequentemente assistido nessa época e que se derrama em alegria por meio da música e da beleza. Celebra-se também a fé e vê-se confiança na vontade de Deus.

É uma história que celebra a fé e também a família, além da coragem de Maria (Julie Andrews), uma jovem noviça que, por não se adaptar à vida de clausura, é enviada para ser governanta dos sete filhos do Capitão Georg von Trapp (Christopher Plummer), sendo este um oficial viúvo e rigoroso vivendo na Áustria pré-Segunda Guerra Mundial. A presença de Maria à residência traz música e alegria ao ambiente, companhia agradável que acaba conquistando as crianças, assim como o coração do Capitão. A aproximação entre o casal faz com que eles se tornem um só através do matrimônio e, em união, fogem dos nazistas que ameaçam a sua terra natal, através de um emocionante voo pelos Alpes.

Este drama épico é dirigido por Robert Wise e roteiro de Ernest Lehman baseado no livro de memórias intitulado “The Story of the Trapp Family Singers”, de autoria de Maria von Trapp. No Oscar de 1966, “The Sound of Music” saiu consagrado com dez indicações, incluindo a categoria de maior relevância: melhor filme.

 

Diretor: Robert Wise.
Roteiro: Ernest Lehman.
Elenco: Julie Andrews, Christopher Plummer, Richard Haydn, Peggy Wood e Eleanor Parker.
Duração: 2 h 54 min.

Onde assistir: Apple TV+ e Disney Plus.

 

Trailer

 

Pôster

Pôster do filme "A Noviça Rebelde" (1965).

 

#1 – O Natal do Charlie Brown (A Charlie Brown Christmas, 1965)

Na sinopse, o personagem principal, Charlie Brown, se queixa quanto ao sentido materialista que as pessoas dão ao Natal, Lucy então sugere que ele seja o diretor de uma peça teatral natalina da turma. Assim que Charlie Brown aceita a proposta, ele vê que acabara de ter uma experiência frustrante daquilo que deveria ser uma lição. Agora, para aprender o verdadeiro sentido do Natal, o protagonista precisará recorrer à ajuda do melhor amigo, Linus van Pelt.

O desenho animado “Peanuts” (mais conhecido no Brasil por ‘Minduim’, principalmente pelo personagem Snoopy), criado pelo cartunista Charles Schulz, também integra esta lista de filmes indicados para assistir no Natal. O curta-metragem de animação “O Natal do Charlie Brown” foi um especial de televisão e o primeiro desenho animado da turma dos Peanuts.

O pianista de jazz, Vince Guaraldi, foi o responsável pela trilha sonora do desenho, sendo que as músicas “Christmas Time is Here” e “Linus and Lucy” são de sua própria autoria. Outras canções natalinas populares também são assinadas por Guaraldi: “O Tannenbaum” (Pinheirinho Agreste) e a versão com arranjos em jazz de “Jingle Bells”.

Este filme especial para televisão tem um profundo significado cristão em seu enredo. Ao se ver cercado pelo caos do Natal, Charlie Brown deseja entender o verdadeiro significado desta época. Ao questionar a dúvida para o amigo Linus, este lhe responde com uma passagem serena e bela do Evangelho de Lucas (Lucas 2:8-14) – Um momento realmente surpreendente e que revela toda a história de volta a Jesus.

O desenho faz com que crianças e adultos se lembrem que o Natal é sobre Cristo, além da paz que Ele traz às almas humanas.

 

Diretor: Bill Melendez.
Roteiro: Charles M. Schulz.
Elenco: Ann Altieri, Chris Doran, Sally Dryer, Bill Meléndez, Karen Mendelson, Geoffrey Ornstein, Peter Robbins, Christopher Shea, Kathy Steinberg e Tracy Stratford.
Duração: 25 min.

Onde assistir: Apple TV+ e Prime Video (para alugar).

 

Trailer

 

Pôster

Pôster do curta-metragem de animação "O Natal do Charlie Brown" (1965).

 


 

Antes de finalizar esta lista de filmes sobre o Natal, resolvi selecionar mais uma indicação como uma referência ao espírito natalino de presentear alguém como você, caro leitor, pessoa a qual devo meu lisonjeiro agradecimento pelo acesso e preferência por este humilde site de nome Leia & Assista

Aproveito o ensejo para desejar um Feliz Natal a você e família. Que a luz divina do Menino Jesus seja derramada frente aos seus passos, guiando você e sua família para a prosperidade. Saúde, paz e Inté, se Deus quiser! 

Abaixo uma lambuja para quem merece, é claro que é você.

 

“As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” (The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe, 2005)

Baseado no livro que abre a série “As Crônicas de Nárnia” (publicado em 1950), escrito por C.S. Lewis, a produção dirigida por Andrew Adamson tem como pano de fundo inicial a Segunda Guerra Mundial. Quatro crianças (Peter (William Moseley), Lucy (Georgie Henley), Edmund (Skandar Keynes) e Susan (Anna Popplewell)) são obrigadas a abandonar Londres para refugiar-se em uma pequena cidade da Inglaterra, na mansão de um professor solteiro (Jim Broadbent). Em uma brincadeira de pique-esconde, uma das irmãs, Lucy, descobre uma passagem secreta no fundo de um guarda-roupa para um mundo mágico chamado Nárnia. Nesse mundo, as crianças se deparam com uma terra repleta de criaturas encantadoras, antes fora um lugar pacífico que passou a ser escravizado pela malvada Feiticeira Branca (Tilda Swinton), que também fez cair sobre o lugar uma neve eterna.

A história criada por C. S. Lewis tem estreita ligação com a Bíblia e muitos de seus personagens fazem referências ao tema cristão como exemplo o leão Aslan (narrado por Liam Neeson), personagem central, sendo ele o verdadeiro rei de Nárnia, representando assim o próprio salvador do mundo que é Cristo – no caso das Crônicas, o salvador de Nárnia. A luta entre o bem e o mal é o núcleo da narrativa, Aslan é o bem e a principal antagonista, Feiticeira Branca (Jadis), representa a sua antítese, o mal puro.

Eu sei que este é mais um filme que não remete ao Natal, entretanto as mensagens por trás dos elementos simbólicos cristãos coloca o espectador para refletir sobre a importância de acreditar e seguir o caminho do bem, de nunca se deixar abater perante as dificuldades perpetradas pelo mal e jamais abandonar a sua fé em Deus, pois estando ao lado Dele você tem a referência perfeita para seguir buscando sempre a verdade, a justiça e o amor. É um longa-metragem inspirador, cujo enredo bebe de um manancial de água benta.

Diretor: Andrew Adamson.
Roteiro: Ann Peacock, Andrew Adamson, Christopher Markus e Stephen McFeely.
Elenco: William Moseley, Georgie Henley, Skandar Keynes, Anna Popplewell, Liam Neeson, James McAvoy e Tilda Swinton.
Duração: 2 h 23 min.

Onde assistir: Disney Plus.

 

Trailer

 

Pôster

Pôster do filme "As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" (2005).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Leia e Assista
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.